Você pratica os 3R’s?

Eu amo abordar assuntos como este. São princípios que eu aprendi desde pequena e que levo pra vida!
Estamos na era do menos é mais! O minimalismo dominou o mundo de uma forma nunca vista! Design, moda, arquitetura, artes visuais, todas as áreas estão remando na mesma direção com força total. Mas não foi bem sobre isso que eu vim falar hoje. 😋
Estamos também em um momento incrível na história da consciência ecológica e a internet tem ajudado muito nessa área! É óbvio que falta muitaaaa coisa para chegarmos a um “ótimo”, sabe-se lá quantos anos teremos que avançar ainda, mas, o importante é que começou e aos poucos mais e mais pessoas tomam a decisão de consumir de uma maneira mais consciente.

Para os leitores que não entenderam o título, que eu esperançosamente espero que sejam a minoria… 3R’s é o termo utilizado para REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR. 
É algo muito simples e que todos nós podemos fazer em qualquer lugar do planeta. Você pode começar com coisas pequenas e ir introduzindo aos poucos no seu cotidiano.
Fiz uma lista com 10 coisas que você pode adaptar no seu dia-a-dia sem dores de cabeça. Dá uma olhada!

  1. ♻️ Substituir copos plásticos por garrafas de água ou copos reutilizáveis. Opções não faltam, já falei sobre um copo super bacana aqui!
  2.  ♻️ Levar sua ecobag quando for ao supermercado e não utilizar sacolas plásticas.
  3.  ♻️ Comprar á granel é uma ótima opção para não desperdiçar comida e comprar o necessário! E para não precisar de saquinhos plásticos leve saquinhos de pano, você pode fazer em casa. É super simples e ainda reduz a compra de embalagens.
  4.  ♻️ Cancele o que você puder de faturas impressas! Todo mundo tem smartphone, e-mail e internet!Com estas ferramentas você não precisa receber papel na sua casa, aliás, todos os bancos possuem aplicativos! Portanto, você recebe as faturas via e-mail e paga pelo aplicativo. Tanto crédito quanto débito! Vai por mim, você vai facilitar sua vida.
  5.  ♻️ Para nós mulheres, o uso do coletor menstrual é maravilhoso! Foi a melhor mudança que fiz na minha vida e ainda ajudo a poluir menos o meio ambiente. Já falei sobre ele aqui!
  6.  ♻️ Reciclar e separar o lixo. Gente, isso é o mínimo do mínimo! Pra você que não sabe se na sua região tem coleta seletiva ou pontos de reciclagem, o site eCycle te ajuda!
  7.  ♻️ Opte por comprar produtos, roupas, de marcas/empresas que sejam sustentáveis, que reciclem ou que façam algum tipo de reaproveitamento de material. Opte pelos biodegradáveis. Compre consciente!
  8.  ♻️ Ande mais de bicicleta! Você economiza tempo e dinheiro, ajuda a reduzir a poluição no meio ambiente e faz atividade física.
  9.  ♻️ BRECHÓS! Não é porque eu sou apaixonada, é também, mas, porque comprar uma peça nova na fast fashion onde terão milhões de pessoas com uma igual a sua, se você pode comprar uma peça que será única e por um preço bem mais em conta?
  10.  ♻️ Reutilizar tudo que você conseguir! Consertar algo quebrado, reformar móveis antigos (pintar e decorar aquela mesinha ou banco que era da sua tia), dar outra função para objetos… O Pinterest é recheado dessas ideias sustentáveis, corre lá, se inspira e já separa algo pra fazer na sua casa.

Gostaram das dicas? Se você fizer pelo menos 1 item dessa lista eu já vou estar muito feliz e aposto que você também!!! Se permita e mude alguns hábitos.
Conta pra mim nos comentários quais dos itens acima você já pratica e se tiver outra dica compartilha com a gente!

Com amor 💙
Ana.

 

5 Comments

  • Reply Bárbara Nassar 20 de outubro de 2016 at 00:27

    Nossa, seu post foi um tapa na minha cara. Tem alguns que eu faço, mas vejo que tenho muito o que melhorar sabe? E eu acho algo essencial. Parabéns pelo post.

    Beijos, Love is Colorful

    • Reply Ana odelli 20 de outubro de 2016 at 19:55

      Obrigadaaa Bá!
      Que bom que gostou! É sempre bom ter feedback.
      Com pequenas mudanças podemos ajudar a melhorar muita coisa!
      Beeeijos ❤️

  • Reply camila 19 de outubro de 2016 at 20:09

    Post lindo Ana e tomara que inspire muita gente <3
    Trabalho na APAE e lá eles utilizam bastante coisas que iriam para o lixo 🙂
    Ótimo né?

    http://www.chaeamor.com

    • Reply Ana odelli 20 de outubro de 2016 at 19:54

      Nossa Camila! que Legal. Tive a oportunidade de visitar a APAE na minha cidade com a turma da faculdade. É uma energia maravilhosa! É sempre bom lembrar as pessoas que com poucas mudanças elas podem fazer diferença!
      Beijos ❤️

  • Reply Camargo 19 de outubro de 2016 at 01:29

    Simplicidade e inteligência !! Post maravilhoso e de muita reflexão sobre nossos hábitos diários!!

    Parabéns pelo post, mais pessoas deveriam falar sobre isso ♻️

  • Leave a Reply