TRENDY: VELUDO

Ele não está só em alta, virou queridinho das fashionistas e voltou para ficar, trazendo mais glamour e sofisticação para nossos looks!

Por muito tempo, as peças feitas com o tecido Veludo, eram consideradas apenas para festas e ocasiões especiais, com muito luxo. Hoje encontramos ele em diversos segmentos, como, roupas, sapatos, acessórios e até roupas de banho!

Trazendo toda a sua elegância, o Veludo virou aquela peça chave para os looks. É muito confortável, super estiloso e fashion!
Você pode brincar e fazer diferentes composições, ele vai bem com tudo, desde, um look mais arrumadinho e delicado, até um mais despojado e comfy. Fica super lindo com salto, com tênis e botas!

Mas, deixa eu perguntar, você sabe como o veludo é feito? Por qual processo ele passa para ter essa maciez e textura? 

Tradicionalmente ele era feito com fios de seda, porém, algumas variações mais acessíveis do veludo surgiram com o passar do tempo.
Atualmente, a viscose, o acetato e o algodão podem ser usados em sua confecção.

Achei uma descrição da produção do veludo lá no site da WESTWING – Home and Living – amo ficar namorando decoração no site para minha futura casa.

PRODUÇÃO DO VELUDO

Na produção desse tecido é preciso um pouco mais de tempo do que outros panos. Além disso, ele leva mais linha. Um dos processos existentes para a produção do veludo tem início no empilhamento de vários fios sobrepostos. Eles serão entrelaçados em duas partes de pano por um tear especial. Em seguida, serão novamente separados por uma lâmina específica. Desunidos, serão colocados em rolos de tecido separados, o que fará com que as extremidades da pilha fiquem macias.

Outro método usado substitui as duas peças de tecido pelo uso de fios ao longo do tear. Depois de a pilha ser cortada, os fios são removidos.

Após passar por um desses processos e de ser cortado no nível da pilha, o veludo é tingido. Ainda úmido, é escovado ou torcido, produzindo o que é referido como veludo esmagado. Alguns métodos incluem ainda a tecelagem de linhas coloridas no pano, produzindo formas ou desenhos.

Hoje existem inúmeras matérias-primas para a confecção do veludo. Além da seda e do algodão, fibras como o linho e lã são utilizadas e, mais recentemente, veludos sintéticos têm surgido, tendo como material o poliéster, o náilon e a viscose.

Durante o processo de produção do veludo, muitas vezes adiciona-se elastano à mistura, o que garante certa elasticidade ao pano.

Gostaram se aprender um pouco mais sobre a produção do veludo? Eu acho super importante sabermos de onde vem e como é feito os produtos que consumimos!
Antes das peças estarem nas araras e nas lojas, com todo o seu glamour, elas passaram por muitos processos, maquinas e pessoas.

Agora que vocês sabem mais sobre esse tecido maravilhoso e que brilha nossos olhos, usem as dicas acima para compor looks lindos!
Vale super apostar nessa tendência!

 

amorana

2 Comments

  • Reply TRENDY: BOTAS DE VELUDO – Favorite Blue 13 de abril de 2017 at 13:45

    […] Style ele te atenção total, literalmente ele virou best friend das fashionistas. Já saiu um post aqui no blog falando sobre a TRENDY  Veludo e sobre os diferentes estilos e peças que você encontra nas […]

  • Reply Vivi Lemes 1 de março de 2017 at 22:02

    Aiiii ainda bem que essa tendência voltou pq eu acho um luxo! Bom saber que vai valer a pena investir em peças assim. Tbm gostei de saber direitinho sobre a matéria prima, mto legal! Bjss / http://www.vivendovivi.com

  • Leave a Reply