FELIZ DIA DO CAFÉ

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Café e eu não podia deixar de fazer um post aqui no blog!
Dia 24 de maio foi o dia escolhido para representar e simbolizar o início das colheitas nas regiões cafeeiras.
Vocês sabiam que o Brasil é o segundo país que mais consome café no mundo? Nós somos também os maiores produtores e exportadores mundiais. É muito amor, trabalho e dedicação de quem trabalha neste ramo.

O Café atualmente é um estilo de vida, eu mesma, não consigo começar meu dia sem tomar uma xícara de café. Já virou hábito, ritual, o que vocês quiserem chamar! Ele me desperta, me deixa mais disposta, mais concentrada.
Já falei sobre ele várias vezes aqui no blog, já rendeu bons bate papos e até discussões sobre o assunto!
Falando nisso,  vou ali passar um café, porque aqui eu sou a barista! E vocês, fiquem com algumas curiosidades sobre o nosso amor. Beijos

10 CURIOSIDADES SOBRE O CAFÉ

  1. O primeiro país a cultivar pés de café foi o Iêmen, no ano de 575. Nessa época, os grãos eram consumidos crus. Para conservá-los, eles eram guardados em potes com gordura animal.
  2. Foi no ano 1000 que a infusão do café foi descoberta, tornando-se uma bebida. Assim, era consumido com fins medicinais. A bebida como conhecemos hoje foi registrada no ano de 1480.
  3. A primeira cafeteria do mundo foi aberta em Constantinopla no ano de 1495 e se chamava Kiva Han.
  4. O governador de Meca, Khair Beg, foi condenado à morte porque tentou proibir o consumo de café.
  5. Até o século XVII apenas os árabes produziam cafés. Alemães, italianos, franceses e italianos tentaram produzir o grão de várias formas. Foram os holandeses os primeiros a conseguirem mudas da planta. Essas plantas estão guardadas até hoje no Jardim Botânico em Amsterdã.
  6. A primeira plantação de café no Brasil aconteceu em 1727 no Estado do Pará a partir de uma muda trazida da Guiana Francesa por Francisco de Melo Palheta. Dizem que ele foi à Guiana arbitrar uma disputa de fronteiras, teria seduzido a esposa do governador, que o presenteou com mudas e sementes de café.
  7. A diferença entre as variedades Arábica e Robusta está no DNA. Cafés de variedades arábicas possuem 44 cromossomos e os cafés de variedades robustas, 22 cromossomos.
  8. O Brasil se tornou o maior exportador de café em 1860, quando produziu 26 milhões de sacas.
  9. O primeiro “Rei do Café” conhecido no mundo era francês e ele era pai de ninguém menos que Santos Dumont.  Todos os experimentos que Santos Dumont fez com o 14Bis foram custeadas pela venda do café.
  10. Os maiores produtores de cafés no mundo são: Brasil, Vietnam, Colômbia e México. Cafés também são produzidos no Havaí, Costa Rica, Guatemala, Jamaica, Etiópia (onde as árvores de café são vegetação nativa), Quênia, Iêmen e Indonésia.

Fonte: Aroma de Café, Guia Prático para Apreciadores de Café
Autor: Luís Norberto Pascoal
Editora Educere

No Comments

Leave a Reply