DECOR: SHABBY CHIC

Inspirado em casas de campo e chalés, o estilo de decoração Shabby Chic mistura o moderno e o vintage.

Inspirado em casas de campo e chalés, o estilo de decoração Shabby Chic mistura o moderno e o vintage, traz referências do estilo rústico e abusa da decoração artesanal, enaltecendo sempre a delicadeza feminina.

Shabby significa surrado, desgastado. E Chic, como o próprio nome já diz, algo sofisticado. Portanto, o objetivo desse estilo é misturar decorações antigas e clássicas com toques de sofisticação e modernidade.

O uso ou a reutilização de objetos/móveis antigos destaca a personalidade de quem decora. É o oposto do consumismo pois, visa reaproveitar materiais e dar uma nova cara para o que poderia ser descartado.

 

MÓVEIS E MATERIAIS UTILIZADOS

decoração Shabby Chic   versátil e fácil de se compor. Utilizar objetos e móveis, em metal, ferro e madeira pintados são os mais comuns e também mais usados para compor a decoração nesse estilo.
Como eu gosto de dizer, é uma decoração onde você reutiliza móveis que são “passados” de geração em geração, o que é mais legal nisso? São as histórias que estes objetos guardam, já parou pra pensar em quanta coisa e anos viveram? Muito bacana!

Para tecidos, (cortinas, toalhas de mesa, roupas de cama, aposte em rendas, linho e algodão. Detalhes em cetim podem dar um toque feminino ao qual eu citei anteriormente e também traz delicadeza ao ambiente.

Abuse também dos DIY, coloque seu toque nas coisas da sua casa. Não sei vocês, mas eu adoro ser reconhecida pelas coisas que eu faço, principalmente o que faço com as minhas próprias mãos e que tenha minha dedicação ali. 🙂

 

CORES E TONS

O estilo, como dito acima, é feminino e delicado, as cores seguem essa mesma proposta e o que é mais comum no Shabby Chic são as Candy Colors.

As estampas florais são quase que obrigatórias no estilo Shabby Chic. Você pode utilizar nas cortinas, roupas de cama, tapetes e claro, as flores artificiais para decoração.

Renda e cetim são ótimos para usar na composição, são alternativas simples e rápidas para deixar os ambientes mais aconchegantes e delicados.

Invista também em almofadas, de vários tamanhos e texturas, e, porque não montar um cantinho com um lugar bem aconchegante no chão? É ótimo para dar uma pausa no dia e fazer uma leitura.

Quando penso em decoração Shabby Chic o que me remete são quartos.

Passamos bastante tempo em nossos quartos, e a melhor coisa é chegar em casa depois de um dia de trabalho, muitas vezes exaustivo, tomar um banho e se jogar na cama né?

Por isso tenha um cuidado e amor à mais pelo cômodo mais queridinho da casa. Deixe ele sempre aconchegante, limpo e atrativo para as suas horas de descanso.

Separei umas propostas muito legais com o estilo e quem sabe você não se inspira aí do outro lado e investe em uma mudança de decoração?

E então, o que acharam das referências? Já deu vontade de cair de cabeça no Shabby Chic?

Antes de me despedir quero compartilhar com vocês algo que conheci nesta semana, um site de decoração incrível!
O Decoração na Web é um site recheado de dicas e estilos de decoração. Tem de tudo mesmo, até dicas de arquitetura. Vale super à pena pra você que está em busca de algo diferente e ainda não encontrou. Dá uma passadinha no site e depois me conta o que você achou.

Espero que tenham gostado da dica de hoje.

 

No Comments

Leave a Reply